top of page
Contador no trabalho

COMO LIDAR COM AS FINANÇAS EM TEMPOS DE CRISE?

A pandemia de Covid-19 mergulhou o mundo inteiro numa forte crise econômica, impactando a vida de milhões de famílias, sobretudo no Brasil. Por isso, a Prevdata - Sociedade de Previdência Complementar da Dataprev elaborou este guia para compartilhar informações que podem auxiliar a sociedade a lidar melhor com as finanças em tempos de dificuldade financeira. Basta rolar para baixo e conferir!

Homens com calculadora

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA É FUNDAMENTAL

A maneira como lidamos com o dinheiro é fator determinante para termos mais qualidade de vida. É de suma importância, sempre que possível, rever nossos gastos e planejar a construção (ou a manutenção) de uma reserva para o futuro que nos dê fôlego para enfrentar crises econômicas, situações de emergência ou até manter o padrão de vida na aposentadoria.

REFLITA

COMECE DO BÁSICO: CRIE O HÁBITO

DO CONTROLE FINANCEIRO MENSAL

O registro, pelo menos mensal, de tudo relacionado ao seu orçamento permite identificar se a sua receita é compatível com as suas despesas. Logo, fica mais fácil diferenciar com maior clareza os seus gastos essenciais daqueles supérfluos, os quais podem ser cortados para "desafogar" o seu bolso.

São várias as opções de plataformas que podem te auxiliar nessa tarefa. Além de planilhas personalizadas, há aplicativos para smartphones disponíveis gratuitamente para download na internet. Confira alguns, abaixo.

Homem que datilografa em um portátil
Planilha

Prevdata

Para quem está mais acostumado a lidar com Excel, a planilha de orçamento financeiro da Prevdata é perfeita para começar o seu planejamento. Basta incluir manualmente todas as suas receitas e despesas e, automaticamente, saber o que está "pesando" no seu bolso. Daí, é só ir adequando o seu estilo de vida para não ficar no vermelho.

Telefone de navegação do homem
App

Guiabolso

O app se conecta aos dados das suas contas bancárias e cartões e organiza todos os gastos num lugar só, de forma automatizada! Isto é, não é necessário anotar manualmente seus gastos e receitas. Com o tempo, a inteligência artificial do app começa a te conhecer e ainda passa a te dar dicas diárias para otimizar o seu controle orçamentário.

Menina feliz, texting
App

Minhas Economias

O app permite que você categorize manualmente suas receitas e despesas, mas também conta o "gerenciador de sonhos", que ajuda no controle pra poupar dinheiro. Pode ser acessado pelo navegador (sem necessidade de download) ou pelo celular. Conta com gráficos e relatórios pra facilitar o entendimento da sua situação financeira.

O BÁSICO
DÍVIDAS?
moedas

DÍVIDAS:

O QUE FAZER?

Depois de organizar suas finanças para entender a real dimensão das suas dívidas, é hora de planejar como quitá-las. Primeiro, procure entender onde é possível cortar gastos imediatos. Depois, é hora de negociar: procure as instituições credoras e tente fazer acordos. Se for o caso, troque dívidas mais caras por outras mais baratas - por exemplo, procurando um empréstimo com taxa de juros baixa, para pagar suas dívidas à vista e ficar com o compromisso de pagar uma única parcela, com valor menor e que cabe no seu bolso.

Cone de tráfego

ATENÇÃO: CUIDADO COM EMPRÉSTIMOS!

Pensando em pegar um empréstimo? Muita calma nessa hora! Analise bem o seu caso e veja se há realmente a necessidade de pegar dinheiro emprestado ou, se com alguns ajustes no seu orçamento, você já consegue lidar com as dívidas.

Como citamos anteriormente, os empréstimos podem sim ser uma boa opção quando você for trocar uma dívida mais cara por outra mais barata. Isto é, se os juros das suas dívidas atuais, somados, forem mais elevados do que o do novo empréstimo. Neste caso, o ideal seria solicitar um valor suficiente para cobrir todas as suas dívidas, pois assim você ficaria apenas com o compromisso de pagar uma única. Mas atenção: antes avalie se as parcelas vão caber no seu bolso! É importante que elas não comprometam mais do que 30% do seu orçamento mensal.

Para entender melhor, confira o vídeo a seguir, produzido pelo Serasa.

CUIDADO!

FIQUE ANTENADO(A)!

Além de organizar e planejar o seu orçamento, é importante consumir com regularidade informações que incentivem a sua educação financeira. Em tempos de isolamento social, faça disso um hábito: que tal espantar o tédio, aproveitando aquele momento ocioso do seu dia, para saber mais sobre finanças, investimento e preparação para o futuro?

 

Separamos no carrossel abaixo alguns links interessantes, que disponibilizam conteúdos gratuitos e que certamente podem ajudar nessa sua nova rotina!

DINHEIRAMA

LINKS ÚTEIS

A PREVDATA

Regida pelas Leis Complementares nº 108 e 109, de 29 de maio de 2001, a Sociedade de Previdência Complementar da Dataprev – Prevdata é o fundo de pensão dos empregados da Dataprev. Entidade Fechada de Previdência Complementar, é fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc.

Para saber mais sobre a Prevdata e a importância da preparação para o futuro é só acessar o botão abaixo ou apertar o play no nosso vídeo!

Analista financeiro
SOBRE

A Prevdata elaborou este guia como forma de colaborar com a iniciativa do Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida – Coep e do Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania no combate à pandemia do Covid-19 e seus impactos nas populações mais vulneráveis. Para conhecer outras ações, acesse o site da COEP Brasil:

coepbrasil.org.br/iniciativas-da-sociedade-civil-no-combate-ao-coronavirus

bottom of page